Release

Objetivos
  • Medir inovação no setor de serviços, relacionar com indicadores de performance e promover o desenvolvimento do negócio dos pequenos meios de hospedagem.
  • Incentivar a comparação de exemplos práticos e o modelo teórico de inovação.
  • Buscar sedimentar o conceito de inovação que além de instituições e investimento são os fundamentos que acreditamos explicar o sucesso dos negócios no longo prazo.


Origem
De um lado a PHCFOCO que, com o objetivo de promover e incentivar a performance das empresas, conta com uma ferramenta de acompanhamento contínuo de diversos setores, de suas práticas de gestão, calcula indicadores de performance (lucratividade, valor médio extraído, produtividade, taxa de crescimento em vendas, entre outros) e descreve o comportamento do consumidor. De outro lado, uma pesquisa patrocinada pelo governo brasileiro em parceria com um centro de pesquisas da UNU, na Holanda, financiado pelas Nações Unidas que incentiva estudos sobre inovação em países emergentes e em desenvolvimento.
Nascia uma parceria que, tempos depois, contaria com o apoio da Capes, Hidden Pousadas Brazil, Recantos & Requintes e SEBRAE para sua divulgação e implementação por ser um estudo voltado, especificamente, ao foco nas pequenas empresas do setor de serviços.

O projeto foi iniciado pela PHCFOCO ao final de 2010, seguindo desde sua aprovação até o lançamento dos indicadores de inovação e competitividade.


Parceiros
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma Fundação que apóia pesquisadores, acadêmicos ou não, que estejam desenvolvendo um estudo inovador para o Brasil. Esta parceria mostra uma bem-sucedida relação entre a universidade e as empresas ao apoiar financeiramente, por 4 anos, com bolsa de estudos, a pesquisadora que está propondo um modelo de análise de inovação para pequenas empresas do setor de serviços. A CAPES, portanto, acreditou no projeto apresentado pela bolsista que, com esta pesquisa, trará o retorno para os pequenos empresários dos investimentos feitos em seus estudos no exterior, pagos pelo Governo Brasileiro, por intermédio da CAPES (entidade ligada ao Ministério da Educação).

HIDDEN POUSADAS BRAZIL é uma empresa britânica com sede operacional no Rio de Janeiro. Fundada em 2008 por Alison McGowan, com um conhecimento inigualável dos atrativos do Brasil longe do turismo de massa. Entendendo as necessidades do turista independente junto com as necessidades das pousadas e trabalhando sempre com paixão, garra e professionalismo na divulgação de todas que trabalham conosco. A Hidden já é conhecida internacionalmente como formadora de opiniões e pela inovação em marketing destacados no PODER+, um sistema desenvolvido especificamente para estimular reservas nas melhores pousadas brasileiras.

UNU-MERIT (United Nations University – Maastricht Economic and Social Research and Training Centre on Innovation and Technology) é um centro de treinamento e pesquisas ligado à ONU, situado em Maastricht, na Holanda. Foi lá que a pesquisadora desenvolveu seus estudos sobre inovação no setor de serviços, sob a supervisão de dois professores com experiência na análise, desenvolvimento e implantação de inovações em diversos segmentos do setor de serviços, em vários países do mundo.

Recantos & Requintes (R&R) distribui, divulga e apóia a Gestão de cerca de 550 Pequenos Meios de Hospedagem com diferenciais relevantes e que praticam a arte do bem-receber, com foco em um público acostumado a viagens de alto padrão. Dedicada, desde 2005, exclusivamente à profissionalização e desenvolvimento dos Pequenos Meios de Hospedagem (pousadas, pequenos resorts, spas e hotéis fazenda) de luxo do país, contempla o portal www.recantoserequintes.com.br onde o viajante pode efetivar suas reservas online; edita o livro Recantos & Requintes Viaje com estilo na 4° edição; realiza projetos especiais para baixa temporada (eventos semestrais como a Recantos Week e a Recantos Melhor Viagem); realiza seminários que disseminam conhecimento e boas práticas; além de promover os estabelecimentos que possuam infra-estrutura para realizar pequenos eventos através do Recantos Private Meetings.

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é o patrocinador dos WorkShops para incentivar o debate sobre inovação junto aos pequenos meios de hospedagem. A intenção é testar uma metodologia de análise da inovação sendo desenvolvida com apoio financeiro do governo brasileiro e de uma entidade de pesquisa de nível mundial.

PHCFOCO (Pesquisa . TI . Projetos) é a empresa responsável pela realização deste estudo. Especializada em inteligência e pesquisa de mercado, tem como missão gerar informação de qualidade que incentive e promova o ganho de eficiência dos clientes.