março 23, 2011

Responsabilidade ambiental norteia gestão de pousada no Paraná


O empresário Victor Hugo Martinera tornou o negócio sustentável, melhorou o atendimento e aumentou seu lucro em 30%. 

Acesso o link da Pequenas Empresas Grandes Negócios para mais informações.

O que representa o setor hoteleiro para a economia do País?

Autor: Martha Mendes
Pesquisa revela importância do segmento para o fortalecimento da economia regional
A pesquisa Meios de Hospedagem – Estrutura de Consumo e Impactos na Economia  revela que 90% das empresas de hospedagem são micros e pequenos estabelecimentos. O setor também é um grande consumidor de bens industriais. Pelo menos uma vez por ano, esses estabelecimentos trocam ao menos um de seus equipamentos -- televisores, aparelhos elétricos e eletrônicos, roupas de cama e banho --, movimentando as economias dos estados e municípios.

Hotelaria tem vários tipos de clientes e hóspedes


Autor: Roberto do Nascimento e Silva (Resp)
Fonte: Qualidade no atendimento hoteleiro: Manual do Participante
Clientes podem ser internos ou externos, enquanto os hóspedes são classificados em hóspedes de apartamento, sociais e da cidade
Cliente é toda pessoa que se dirige a você com uma necessidade a ser satisfeita, carregando com ela uma expectativa de como vai ter sua necessidade atendida ou seu problema resolvido. Vamos conhecer os tipos de hóspedes e de clientes e suas características.

Novo sistema de classificação de meios de hospedagem será apresentado em março, diz ministro


Anúncio aconteceu durante reunião do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. Portaria que regulamenta o novo sistema está em fase final de revisão 
Brasília/DF (01/03/2011) – O ministro do Turismo, Pedro Novais, anunciou durante reunião do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), em São Paulo (SP), que o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) será apresentado este mês. De acordo com Novais, a portaria que regulamenta o novo sistema sofreu pequenos ajustes e está em fase final de revisão. A publicação no Diário Oficial deverá ocorrer na segunda quinzena de março.
“A classificação dará credibilidade aos empreendimentos e permitirá que os turistas brasileiros e estrangeiros viajem sabendo que terão as suas expectativas correspondidas. Esse é o primeiro passo que estamos dando para a Copa de 2014”, declarou o ministro.
O vice-presidente de Relações Institucionais do FOHB, Julio Serson, disse que o Fórum apóia a nova classificação: “entendemos que ela é importante. Mas também é fundamental a maneira como ela está sendo feita, de modo voluntário e não obrigatório”.
Durante o encontro, o ministro também conheceu alguns projetos do FOHB e discutiu com os membros do Fórum alguns pontos prioritários para a hotelaria nos próximos anos, como a flexibilização de vistos, qualificação profissional e ações com foco na Copa de 2014.
O novo Sistema Brasileiro de Classificação utilizará a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias, em todas as tipologias de meios de hospedagem. A classificação será voluntária e terá validade de 36 meses, a contar da data de sua concessão. A cada 18 meses, haverá a manutenção do título.

Leia mais...

Conheça os Programas de Apoio à Promoção e à Comercialização do Ministério do Turismo



Clique para visitar o site.

O que é o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem?


Acesse o site do Ministério do Turismo para obter mais informações.

Você conhece a Escola Virtual dos Meios de Hospedagem?

Um dos objetivos do Programa é preparar e qualificar os profissionais que trabalham em hotéis, pousadas, resorts e demais meios de hospedagem, e por isso foi criada a A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, por meio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB, a Associação Brasileira de Campismo –  ABRACAMP, a Associação Brasileira de Resorts – ABR, dentre outras parceiras.

A meta da Escola  é qualificar 4.115 profissionais até o final de 2010, e mais 14.885 até 2012, perfazendo 19.000 profissionais qualificados de linha de frente e gerência média dos meios de hospedagem. 

Projeto-piloto procura redefinir as classificações dos meios de hospedagem


O Ministério do Turismo deu mais um passo na elaboração do novo sistema oficial de classificação dos meios de hospedagem do país. No ínício de agosto, os auditores do projeto estiveram em Pirenópolis (GO), Porto de Galinhas (PE) e Belo Horizonte para testar as matrizes construídas em processo participativo.
As matrizes foram elaboradas a partir de oficinas realizadas em oito cidades, com a participação de setores da cadeia produtiva do turismo e, depois, colocadas em consulta pública para receber contribuições da sociedade.
Leia na íntegra no site Tendências e Mercado.